Atividades gestantes neste inverno

Redigida por  //  30 de maio de 2012  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

Personal Gestante Gizele Monteiro dá dicas de exercícios para as grávidas fazerem em casa neste inverno


Atendendo a diversos pedidos de gestantes, que muitas vezes não tem tempo e ou condição financeira para irem às academias especializadas neste público especial, Gizele Monteiro, professora e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes, preparou uma série de atividades para auxiliar a futura mamãe em casa, usando acessórios simples e preços acessíveis como: Aquatubo, banda elástica, bola suíça, colchonete, halter de baixo peso e fisio ball.
“Principalmente neste inverno, os cuidados devem ser redobrados para ajudar na saúde da gestante, fazendo o controle do ganho de peso durante os meses. O frio traz aquela preguicinha, além dos meses que antecedem o parto, as deixam cada vez mais ansiosas. É neste momento que precisam estar mais tranqüila e relaxada para a chegada do bebê”, explica Gizele.

Exercícios que podem ser realizados em casa para amenizar ou prevenir dores nas costas usando a bola suíça (ou se não tiver pode ser realizado numa cadeira), banda elástica ou elástico.

1- Alongamento dos músculos posteriores da perna. Sentada na bola ou cadeira, passar a banda elástica por baixo de um dos pés e o outro pé posicionado ao solo. Tracionar e inclinar o tronco até o ponto de leve desconforto. Segurar por 10 segundos e retornar lentamente.
2. Alongamento dos músculos do tronco (peitoral e braços). Sentado sobre a bola ou cadeira, pés bem apoiados ao solo. Segurando a banda pelas mãos, realizar a tração. Manter por 10 segundos.

3. Alongamento dos músculos do quadril e interno de coxa. Sentada num colchonete com um afastamento confortável das pernas, inclinar o tronco à frente mantendo a coluna ereta. Uma mãe toca a bola para apoio e a outra toca na coxa. Manter por 10 segundos.

4. Fortalecimento dos músculos das costas. Esse exercício auxilia na manutenção da postura e também do seu retorno no pós-parto. Segurar a banda com as duas mãos num ponto onde ao puxá-la a tensão fique de leve a moderada. Realizar de 5 a 10 repetições puxando a banda e soltando-a sem deixá-la frouxa. Não realizar tranco nos movimentos, ele deve ser contínuo e fluente.

5. Fortalecimento dos músculos das costas. Esse exercício auxilia na manutenção da postura e também do seu retorno no pós-parto. Sentar confortavelmente sobre a bola ou cadeira, prender a banda pelos pés. Realizar a tração da banda para trás e com os braços estendidos. Esse exercício fortalecerá os músculos dos braços e também das costas. Realizar de 5 a 10 repetições puxando a banda e soltando-a sem deixá-la frouxa. Não realizar tranco nos movimentos, ele deve ser contínuo e fluente.
“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e espreguiçar direcionando movimentos da coluna para várias direções já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves conduzindo o ombro em círculos para trás também reorganizam a postura dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.

Gizele Monteiro:
Diretora e idealizadora do Mais Vida Gestantes – programa de exercícios para gravidez e pós-parto. Realizou mestrado na Unifesp com tema de estudo: Exercícios na gravidez. Autora do livro: Guia prático de exercícios para gestantes – Ed. Phorte.
Serviços:
Método Mais Vida Gestantes – www.metodomaisvida.com.br/gestantes
Esses serviços são oferecidos em São Paulo e cidades como Bauru, Campinas, Sorocaba, Santos e outras capitais como Brasília, Recife e Rio de Janeiro e em Portugal.

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

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