Campanha “Salve com abraço”

Redigida por  //  30 de setembro de 2010  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

O Instituto Supereco e a Associação Pró-Muriqui lançaram recentemente a Campanha “Salve com abraço”, cujo objetivo é somar os esforços da pesquisa e da conservação com a educação, para a preservação do macaco muriqui – o maior primata das Américas, encontrado apenas em áreas de Mata Atlântica, no Brasil, e em risco de extinção.

No Brasil, um país de megadiversidade, o número de espécies ameaçadas de extinção cresce de forma expressiva, portanto os esforços de conservação são cada vez mais urgentes. “Trabalhar em rede e de forma cooperativa é essencial para salvar a biodiversidade brasileira”, afirma a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira.

Dentro da fauna brasileira, alguns animais são popularmente classificados como espécies-bandeiras, com base no aspecto carismático. A denominação faz com que se torne mais fácil a sensibilização em torno da preservação das espécies e dos biomas. Na avaliação da bióloga e educadora ambiental Andrée de Ridder Vieira, coordenadora do Instituto Supereco, a campanha “Salve com abraço” serve como uma forma de “guarda-chuva” na abordagem de diversos temas ambientais associados.

A campanha também tem como foco melhorar o conhecimento dos estudantes sobre as questões ambientais pela sensibilização e mobilização. Para Andrée, o ensino se equivoca ao priorizar o caráter meramente informativo em vez do formativo na abordagem do temas.

“ É muito significativa a realidade atual de que a maioria das escolas brasileiras, e mesmo os educadores que não estão nas escolas, mas sim no campo e nas comunidades, trabalhe cada vez mais o tema biodiversidade, levando o conhecimento da nossa fauna e da nossa flora. Só a gente conhecendo de verdade, aprendemos a amar. E quando amamos, cuidamos de verdade” .

Algumas ferramentas de comunicação e ecoprodutos estão sendo desenvolvidos em prol da iniciativa. Acompanhe e participe por meio do blog http://bloguedomuriqui.blogspot.com Instituto Supereco Fundado em 1994, o Instituto Supereco tem como missão promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano.

Por meio de parcerias, atua em escolas, empresas, ONGs, instituições governamentais e comunidades com o objetivo de despertar um novo olhar sobre as questões socioambientais e incentivar a mudança de comportamento de forma diferenciada e mobilizadora.

Associação Pró-Muriqui - coordenada por Maurício Talebi – doutor em Biologia Comportamental e Conservação de Espécies Ameaçadas pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra – desenvolve um importante trabalho de pesquisa desde 1986 . É o mais longo projeto em execução com a espécie primata muriqui-do-sul no país, gerando um rico, sério e apurado conhecimento sobre a espécie.

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

Visualizar publicações de

Gostaria de Comentar algo?

comm comm comm