Controle de peso com exercícios da Personal Gestante

Redigida por  //  30 de novembro de 2012  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

PERSONAL GESTANTE GIZELE MONTEIRO APRESENTA ESPECIAL SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES

A especialista e mestra em exercícios alerta sobre a importância da dieta adequada, riscos dos nove meses de gravidez e pós-parto ideal para a mulher moderna

Gizele Monteiro é diretora e idealizadora do programa Mais Vida Gestantes – exercícios para gravidez e pós-parto. Realizou mestrado na Unifesp com tema de estudo: Exercícios na gravidez. Autora do livro: Guia prático de exercícios para
gestantes – Ed. Phorte.

A personal gestante, referência no Brasil neste segmento, mostra passo a passo dicas e cuidados para as gestantes:

Benefícios do exercício físico durante
a gravidez:
• Ajuda a manter um peso saudável durante e após a gravidez;
• Ajuda a dormir melhor e sentir-se menos cansada;
• Menor propensão para desenvolver inchaço dos pés, tornozelos ou das
mãos;
• Reduz a ansiedade e ajuda no seu bem-estar;
• Previne e alivia a dor nas costas;
• Reduzir o risco de desenvolver diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional).
Nas mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez, o exercício físico pode
ajudar no controle;
• Reduz o risco de ter problemas com pressão arterial elevada durante a
gravidez;
• Prepara a musculatura e melhora a condição física geral para auxiliar no
momento do parto, podendo ajudar num trabalho de parto mais consciente e com
menos propensão a problemas ou complicações.

“A atividade física durante a gravidez facilitará também o retorno depois de ter dado à luz e, portanto, obter os benefícios em longo prazo para a saúde. Entre outras coisas, esses benefícios podem incluir alguma proteção contra doenças do coração e hipertensão, osteoporose, obesidade, entre outros”, diz Gizele.

Dieta e exercício – com a Personal Gestante:
Estar grávida não significa necessariamente engordar sem controle, certo? E também não significar estar cansada o tempo todo. Grande parte de estar bem tem a ver com a mescla de dieta e exercício.
“Ao comer uma grande variedade de alimentos saudáveis e exercitando-se com
exercícios adequados e seguros, a futura mamãe pode manter ou melhorar sua
aptidão física e saúde durante este tempo de exigências adicionais em seu
corpo”, explica Gizele.
Programa de exercício seguro e eficaz na gravidez, em qualquer nível de aptidão. No contexto do Mais Vida Gestantes, o programa gestante deve ter todos os
componentes importantes e necessários para as necessidades de uma gestação,
devendo ser um programa de exercícios de fitness completo, com exercícios
aeróbicos, alongamento e fortalecimento.

“Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, saiba a diferença de um programa desenvolvido por um personal gestante. Consultar com seu médico e certifique-se que os programas de exercícios são adequados para você”, explica ela.

Sentir-se com bem-estar na gravidez:
• Iniciar um programa de exercícios pré-natal para uma gravidez saudável – Durante a gravidez, seu corpo passa por mudanças significativas. Antes
de iniciar um programa de exercícios, é importante entender como modificar uma
rotina de exercícios existente ou iniciar uma nova com segurança. Essas
orientações simples irão ajudá-la a começar no caminho certo para trabalhar da
maneira mais saudável possível.

• Gravidez saudável e segurança do exercício no pré-natal – É importante a segurança no que você está realizando. É importante
prestar atenção ao que você come, o que você veste, e os exercícios que você
faz.

• Exercícios aeróbicos para uma gravidez saudável – Melhorar e manter a resistência cardiovascular é essencial para a mulher grávida. Ela deve, no entanto, evitar esforço desnecessário. Para sua segurança siga a orientação de um profissional especializado.

• Exercício de força para uma gravidez saudável – Desenvolver o fortalecimento muscular adequado é importante não só
para a estética e bem-estar, mas também para aliviar a tensão e sobrecarga do
trabalho de parto ou ainda dores comuns pelos desequilíbrios.

• Escolhendo o tipo de exercício na gravidez – Como uma mulher
grávida, você precisa avaliar aulas de ginástica de uma forma diferente. É
vital que você contrate um profissional especializado ou realize um programa
realmente especializado.
Os exercícios durante a gravidez são fundamentais para proteger a saúde da mamãe e do bebê:
De acordo com Gizele, durante a gravidez o organismo da mulher passa por uma série de alterações em seus sistemas: biomecânicas, posturais, fisiológicas, mas essencialmente as hormonais e metabólicas são de grande importância para a saúde da mulher e do bebê.
A mulher nesse período terá uma elevação dos seus níveis de progesterona e isso altera o apetite, fazendo a gestante ter mais fome. Isso porque os hormônios atuam no centro de apetite e saciedade, localizado no sistema nervoso central. A esse efeito damos o nome de hiperfagia – aumento da ingestão alimentar e aumento do apetite (fome) e podem fazer com que a gestante engorde mais do que o necessário.
Essas alterações são para: sustentar a maior necessidade energética e metabolismo mais acelerado da gestante, aumentar o peso corporal (com respectivo aumento de gordura materna), formação e crescimento fetal, entre outros.
Como resultado de todas as mudanças e aumento do volume abdominal também temos os níveis de atividade física diminuídos no decorrer do período gestacional, principalmente no terceiro trimestre, e isso é ainda maior se a mulher está ganhando muito peso com todas essas alterações metabólicas e dieta nutricional inadequada.
Atenção:
- ingestão alimentar inadequada -> redução dos níveis de atividade física promovendo menor gasto energético -> aumento de peso -> risco para a saúde gestacional (gestante e bebê).
Riscos na Gravidez:
- diabetes e hipertensão gestacional (pré-eclampsia), complicações no parto e pós-parto, parto prematuro, crescimento inadequado do bebê.
Riscos no pós-parto e vida futura da mulher:
- obesidade no pós-parto e na vida futura da mulher – se não for controlada na gravidez e no pós-parto.
Sobre o Mais Vida Gestantes e Gizele Monteiro:
O programa Mais Vida Gestantes é especializado no controle de peso no período gestacional e pós-parto. Idealizado pela professora Gizele Monteiro, com mestrado no tema pela UNIFESP, criou o conceito do Personal Gestante e uma metodologia saudável e segura para o controle do peso da mamãe e prevenção de desconfortos. A personal gestante é também autora do Guia prático de exercícios para gestantes. Maiores informações:

Portal Brasil: www.maisvidagestantes.com.br
Portal Portugal: http://maisvidagestantes.net

Assessoria de Imprensa e Comunicação:
Andrea Feliconio – www.andreafeliconio.com.br.
Fones: 11-2309-4144/ 9 9144-9663.

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

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