Diástase e Gravidez

Redigida por  //  14 de maio de 2018  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

Como não ter sua barriga modificada pela gravidez?

 

Hoje as gravidinhas estão mais preocupadas com as mudanças no corpo que a gravidez pode provocar. E isso é ótimo pois é com esse conhecimento e com os cuidados certos que conseguimos evitar um dos pontos que mais abala a mulher depois da gravidez – a barriga.

A gestante está descobrindo que a diástase é a grande vilã da barriga não voltar.

Então você gravidinha precisa entender mais sobre esse tema e também entender que existem cuidados que farão toda a diferença.

 

O que é diástase?

Diástase uma separação natural que acontece nos músculos abdominais durante a gravidez. Esses músculos se separam naturalmente para dar espaço para o bebê em crescimento.

Porém em algumas mulheres essa separação/afastamento pode ser além do normal-natural e isso pode comprometer a volta da barriga.

Esse afastamento “além do normal” é mais comum do que se pensa. Algumas mulheres tem um afastamento muito grande que pode ser acompanhado por uma ruptura da membrana que liga os 2 músculos abdominais. Quando isso acontece, dá uma sensação e aparência de buraco na barriga.

*Após a gravidez você pode aplicar o teste para ver se ficou. Não o faço agora!

 

Fatores que podem contribuir para a diástase aparecer:

A diástase está associada também a alguns fatores de risco.

- mais de uma gestação – múltiplas gestações

- ganhar muito peso na gestação

- gravidez com idade superior a 35 anos

- tamanho e peso elevado do bebê

- excesso de líquido amniótico

- gestação de gêmeos

- exercícios não especializados ou que forcem muito a barriga e o corpo

 

Quais os cuidados que você deve ter na gravidez para evitar a diástase?

O que observo na minha prática do dia a dia é que muitas gestantes não sabem que pode ajudar no processo de prevenção da diástase com rompimento.

Uma boa postura, um abdominal forte e ativo até o final da gravidez, um períneo bem fortalecido, são pontos importantes para o BOM POSICIONAMENTO DA BARRIGA.

Uma boa postura na gravidez ajuda a prevenir a dor nas costas e no quadril. Essas dores quando se instalam mudam a postura e com isso você força mais sua barriga.

Então manter esses pontos bem trabalhados com exercícios especializados para a gravidez irá ajudar muito.

Por outro lado, os exercícios que forçam a barriga podem favorecer esse rompimento.

Já existe um risco natural da diástase aparecer como comentei acima, portanto usar exercícios que forcem ou sobrecarreguem uma região sensível e com intensa mudança produzida por ações hormonais não dará certo. Então evite:

- exercícios com impacto,

- atividades que forçam a barriga ou exercem pressão como os abdominais tradicionais,

- modalidade como musculação – vários exercícios devem ser evitados

- minha dica para as praticantes de crossfit é não realizar essa atividade na gravidez e até recuperação completa do seu corpo,

- exercícios de alongamento feitos no Yoga ou no Pilates que também podem forçar sua barriga

- exercícios que torçam seu tronco seja no treinamento funcional ou outra modalidade

Etc …

 

Então é bom se manter ativa, mas todo cuidado é pouco com a escolha dos exercícios e atividades praticadas.

O programa Gravidez em Forma é o primeiro programa online e especializado desenvolvido com todos esses cuidados. Assim você terá a segurança na escolha dos exercícios e também o fortalecimento e alongamento adequado de cada ponto importante para o seu corpo.

 

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

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