Gastronomia, Sustentabilidade e Educação Ambiental

Redigida por  //  20 de outubro de 2010  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

A Eco House, primeira casa de eventos construída e mantida sob o conceito da sustentabilidade, agora tem como parceira o Instituto Supereco  – Ong com 16 anos de história pela Educação Ambiental voltada à sustentabilidade no país.

As ações desenvolvidas pela ong Instituto Supereco, tais como, workshops, seminários, cursos e eventos temáticos terão, a partir de 2011, um espaço de referência onde os participantes poderão vivenciar atividades de sensibilização e, ao mesmo tempo, conhecer na prática o processo de sustentabilidade da Ecohouse.

“Trabalhar em rede e de forma cooperativa é essencial para a educação voltada à sustentabilidade e foi esse alinhamento de visão, de valores e de (eco)negócios que encontramos na Ecohouse”, afirma Andrée Vieira, coordenadora geral da Ong.

A Ecohouse é construída com tecnologias e práticas sustentáveis, cujas tendências de decoração, arquitetura e gastronomia tem como maior foco a conservação do meio ambiente.

“A sustentabilidade é resultado de um esforço coletivo para preservar o planeta, esta aliança com o Instituto Supereco também seria um resultado do mesmo esforço das principais empresas verdes em torno de um objetivo comum: preservar o planeta”, afirma o proprietário da casa de eventos, Eric Thomas.

Pista de dança que gera energia

Com placas importadas e desenvolvidas exclusivamente para a Eco House, elas acumulam energia pela movimentação das pessoas. O piso foi construído em cima do reservatório de água da chuva e permite a visualização tanto do reservatório quanto do abastecimento da energia produzida pelas próprias pessoas que transitam ou dançam. Junto à pista está o Generator Meter, uma torre que mostra instantaneamente a quantidade de energia que o piso está gerando

A Eco House apresenta também iluminação natural, iluminação de LEDS, gestão e aproveitamento de água da chuva, coleta seletiva de lixo, cozinha com práticas sustentáveis, placas fotovoltaicas, aquecimento solar, acústica, eco teto (Laje Ecológica) com orquidário, telhado acústico e ecológico, herbário e árvores frutíferas, compostagem, madeira reflorestada e jardim vertical com pé direito duplo que apresenta árvores de médio porte e espécies ameaçadas de extinção e que serve também como paisagismo educacional, aumentando o contato das pessoas com o verde.

Complexo Eco House

O centro de eventos Eco House é composto pelo Tantra Eventos, uma casa com linguagem asiática e um conceito exótico com lounges étnicos; o Lounge Eco House, um espaço para eventos diversos, não necessariamente para temas ecológicos, mas muito adequado para empresas que apresentam uma política de sustentabilidade e responsabilidade social; a Little Eco House (Eco Kids) e a Laje Ecológica.

Little Eco House

Um espaço dedicado às crianças, com brinquedos inspirados nos desenhos de Leonardo da Vinci. Como em todo conceito de sustentabilidade e modernidade do complexo, na Little Eco House são as crianças que geram a energia do lugar. As bexigas são biodegradáveis e toda a madeira do piso é certificada e proveniente de reflorestamento. Apesar de funcionar como um buffet, seu diferencial são os jogos lúdicos, um cenário inovador e um conceito de entretenimento infantil que dá férias para os eletrônicos. O cardápio infantil também é saudável e utiliza produtos orgânicos, fugindo um pouco do conceito junk food infantil.

Laje Ecológica

Com o objetivo de atender a festas, casamentos, encontros, baladas e demais eventos, na Laje Ecológica da Eco House é possível contemplar o rio Pinheiros e ver o pôr-do-sol e conhecer os conceitos modernos de sustentabilidade e ecologia.

Trata-se de uma laje arborizada, com plantas e árvores frutíferas, onde é cultivado parte dos ingredientes utilizados na cozinha. Além de absorver a água da chuva, a Laje Ecológica combate o efeito estufa e diminui a poluição.

Serviço:

  • Rua Amaro Cavalheiro 158 , Pinheiros
  • (11) 3846 7112

Instituto Supereco - Fundado em 1994, o Instituto Supereco tem como missão promover a educação ambiental como ferramenta estratégica para a conservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento humano. Por meio de parcerias, atua em escolas, empresas, ONGs, instituições governamentais e comunidades com o objetivo de despertar um novo olhar sobre as questões socioambientais e incentivar a mudança de comportamento de forma diferenciada e mobilizadora.

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

Visualizar publicações de

Gostaria de Comentar algo?

comm comm comm