Grávidas em Forma para as festas de fim de ano

Redigida por  //  18 de dezembro de 2013  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

Sem inchaço no verão:


Personal Gestante Gizele Monteiro apresenta passo a passo simples e dicas essenciais para as futuras mamães

Uma gravidez em forma é o sonho de toda mulher. Ainda mais no verão. Mas ficar em forma depende do ganho de peso e inchaço. No final da gravidez o corpo da mulher possui maior volume sanguíneo e de líquidos. É justamente nessa época do ano que também a mamãe pode ganhar mais peso facilmente, com o agito dos preparativos das festas e com o calor excessivo do verão. Com isso ela tende a ficar mais cansada e inchada.

“O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, rosto e nariz”, explica a mestra em exercícios no Brasil, Gizele Monteiro- personal gestante e autora do e-book “Gravidez em Forma”.

Segundo a especialista, há dicas essenciais para driblar alguns sintomas e aproveitar essa época do ano, mesmo quem estiver na praia, aliando esse momento especial da vida. Sempre, é claro, com a liberação do obstetra. A meta é apresentar sugestões de exercícios que promovem o condicionamento físico e bem estar com os cuidados que uma gestante precisa. São elas:

1- Faça uma alimentação balanceada durante todos os dias, preferindo por uma alimentação leve e saudável;
2- Procure optar por alimentos mais leves nas festas;
3- Aproveite o seu tempo livre para realizar uma caminhada, de intensidade leve a moderada, sem exageros.
4- Mantenha-se hidratada, beba água antes, durante e após a atividade. Também hidrate-se com sucos naturais, eles contém nutrientes importantes para uma gestante;
5 – Se a mamãe estava sedentária, procure fracionar o tempo da caminhada, realizando pouco tempo várias vezes ao dia, 10 a 15 minutos – duas a três vezes ao dia;
6 – Já as mamães que já realizam exercícios com freqüência manter o tempo de 20 a 30 minutos de forma contínua, podendo realizar entre uma e duas vezes ao dia;
7- Se ficar cansada, no outro dia descanse. A proposta da atividade nesta época é apenas para que não fique totalmente parada, comendo e aumente o seu peso. O aumento de peso irá piorar o inchaço.
8- Procure sempre usar o protetor solar, independente do horário do dia, afinal queremos evitar qualquer mancha na pele. Boné ou chapéu também são adereços interessantes para essa proteção. Use e abuse;
9- Caminhadas na areia são ótimas. Você pode usar a água como resistência, isto se a praia for plana. Apenas observe se a resistência da água não está sendo cansativo para você;
10- Praia de tombo (com inclinação) não é a mais indicada para realizar a caminhada para gestantes, pois a postura não fica adequada, podendo predispor a dor lombar e pélvica, então opte pela Orla;
Exercícios e massagens que auxiliam a amenizar o inchaço:
“Exercícios e massagens são muito importantes na prevenção e redução de inchaço. O movimento de pés e pernas ajuda no retorno do sangue, diminuindo a quantidade de líquidos nas pernas e amenizando dessa forma inchaço acontecer”, diz a personal gestante.
• Estique suas pernas em uma cadeira, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos para cima, para baixo e circulares com os tornozelos.

• Sente-se na ponta da cadeira e realize a elevação dos calcanhares. Realize em torno de 10 movimentos a cada hora.

• Apóie-se em uma parede e realize a elevação dos calcanhares. Realize de 8 a 10 movimentos a cada hora.

• Sentada em uma cadeira, utilize uma bolinha de tênis ou borracha para realizar uma pressão massageando a planta dos pés. Além da pressão, a mamãe pode também deslizar a bolinha sob a planta dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.

Projeto “Gravidez em Forma”
As mamães já podem ter acesso a dicas com a personal gestante Gizele Monteiro para controlar o seu peso na gravidez através do projeto “gravidez em forma”.
Basta acessar o site e se cadastrar para receber em seu e-mail as dicas saudáveis para sua gravidez e aproveitar o verão para ficar em forma na gravidez.
www.gravidezemforma.com.br

Serviço:
Mais Vida Gestantes – exercícios na gravidez e pós-parto.
Atendimento personalizado e consultoria
Sobre a Personal Gestante:
Gizele Monteiro: Diretora e idealizadora do programa Mais Vida Gestantes – exercícios na gravidez e pós-parto.
Realizou mestrado na Unifesp com tema de estudo: Exercícios na gravidez.
Autora dos livros: Guia prático de exercícios para gestantes – Ed. Phorte e do e-book Gravidez em Forma (www.gravidezemforma.com.br).

Imprensa: Andrea Feliconio-11-2309-4144/9 9 9144-9663 (andreafeliconio@gmail.com).

 

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

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