Problemas na tireoide podem interferir na fertilidade

Redigida por  //  3 de abril de 2017  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

Sem saber disso, mulheres tentam engravidar muito tempo sem sucesso

Muitas mulheres sofrem de disfunções na tireoide e nem sabem disso. Além de outros problemas associados, como obesidade, isso pode também afetar a sua capacidade de engravidar.

Segundo o Dr. Assumpto Iaconelli Jr., especialista em reprodução humana assistida e diretor do Fertility Medical Group, essas pacientes podem ter menstruação irregular e até anovulação (falta de ovulação). É claro que, sem óvulos para serem fertilizados, a gravidez é impossível. O problema pode ocorrer tanto no hiper quanto hipotireoidismo.

“Além disso, muitas mulheres com disfunção na tireoide menstruam normalmente, o que faz com que demorem mais para descobrir que a origem da dificuldade de conseguir uma gestação está no mau funcionamento dessa glândula. Outras apresentam uma fase lútea (tempo entre a ovulação e a menstruação) muito curta. O normal é que esse período seja de 13 a 15 dias”, explica o Dr. Assumpto.
Assim, mesmo que tudo pareça normal, se um casal que deseja ter filhos está tendo dificuldade de conseguir a gestação, geralmente após 12 meses, o ideal é que procure uma boa clínica especializada em Reprodução Assistida, que pode detectar e, na maioria dos casos, resolver o problema, com orientações, diagnósticos precisos e tratamentos corretos, além do uso das técnicas mais avançadas da Medicina nessa área.

 

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

Visualizar publicações de

Gostaria de Comentar algo?

comm comm comm