Saúde e Bem-Estar dos funcionários

Redigida por  //  26 de novembro de 2011  //  Notas e Notícias  //  Gostaria de comentar algo?

As empresas buscam incessantemente soluções para melhorias na saúde e bem-estar dos seus colaboradores

Uma empresa produtiva tem colaboradores felizes e saudáveis. O universo corporativo já se deu conta dessa importância para o sucesso dos negócios.

Já obesidade, sedentarismo, estresse, aquele gerado pelas constantes cobranças por resultados e prazos apertados, são as maiores causas de problemas cardíacos, dislipidemias e transtornos psíquicos como, por exemplo, depressão e transtorno de ansiedade generalizada no ambiente empresarial.

O custo para tratamentos de saúde e o absenteísmo saem caros para as iniciativas privada e estatal e geram prejuízos à sociedade.

“O conhecido ditado, “prevenir é o melhor remédio” ainda é a melhor solução (até agora) para uma vida com qualidade. O mundo corporativo e o governo têm boas intenções, porém as ações ainda não estão formatadas e padronizadas, para que se possa criar processos efetivos de planejamento, implementação e avaliação”, explica Priscilla de Arruda Camargo, Profa. de Ed. Física por formação inicial, mas que com algumas especializações tornou-se Consultora em Qualidade de Vida, Idealizadora e Diretora do Portal Sentir Bem (www.sentirbem.com.br)

De acordo com Priscilla, sabemos que Qualidade de Vida é determinada por:

  • estilo de vida que as pessoas optam;
  • condições do meio ambiente;
  • fatores genéticos e/ou hereditários;
  • fatores atribuídos à assistência médica (seja pública ou privada).

Então como as corporações podem ajudar este panorama?

“Diante da realidade das empresas preocupadas com a saúde e rendimento do seu colaborador, de uma população cada vez mais envelhecida, de acordo com o dados do IBGE, que informou no censo de 2000, que dos 169,5 milhões de brasileiros, 15,5 milhões têm 60 anos ou mais, e as projeções apontando um crescimento desse grupo populacional para 18 milhões em 2010 e 25 milhões até 2025 (IBGE, 2000), evidencia-se a importância de garantir às pessoas não só uma sobrevida maior, mas, também, uma boa qualidade de vida. Daí advém um novo conceito, chamado de “Responsabilidade Humana””, explica Priscilla de Arruda Camargo, especialista na área e detentora deste novo conceito.

O primeiro passo dado por Priscilla, foi criar um Canal Direto com o Ministério da Saúde, lançado em Julho/2011 no seu Portal Sentir Bem (www.sentirbem.com.br ), facilitando assim a comunicação com o Sr. Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para estar sempre bem informada sobre os programas de saúde para os brasileiros e assim, lançar inovações, sua marca registrada em toda sua trajetória profissional.

Perfil

Priscilla é formada em Educação Física pela EEFUSP, especializou-se em Prescrição de Exercícios na Saúde, na Doença e no Envelhecimento na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e também em Nutrição Esportiva. Por 12 anos foi avaliadora física da Runner, uma das principais redes de academias do Brasil. Paralelamente, junto ao Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão, livre-docente em Ginecologia da FMUSP, atuou na prescrição de exercícios auxiliares na regulação hormonal nas mulheres, prevenindo e melhorando, por exemplo, a Endometriose, doença cada vez mais diagnosticada nas mulheres.

Sempre atrás de informações que complementassem sua atividade prática, passou a ser colaboradora de revistas de renome no segmento batizado de Qualidade de Vida, como Boa Forma, Guest, Capricho, Corpo a Corpo, com seus artigos e geração de pautas. Além disso, ajudou a produzir conteúdo para sites como o da Nike Running, Peugeot, e, atualmente, Gendai e China in Box. Colunista fixa da Revista Vida Natural (impressa).

A última novidade do portal – que se tornou referencia em saúde, qualidade de vida, atividades físicas, comportamento, beleza e nutrição – é o Canal Direto com o Ministério da Saúde, área inédita e exclusiva, jamais conseguida por outro site/portal no Brasil. É uma empresária atenta às oportunidades, capaz de idealizar e implementar atividades diferenciadas na área de informação (conteúdo e comunicação) sobre Saúde e Qualidade de Vida, sempre em busca de canais de comunicação para sua expertise e novos parceiros de negócios.

Imprensa:

Sobre o Autor

Andrea Feliconio é jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela Cásper Líbero e professora universitária do UNIFIEO. Acumula 17 anos de experiência em assessoria de comunicação.

Visualizar publicações de

Gostaria de Comentar algo?

comm comm comm